Home Moda Semana de Moda e Sustentabilidade

Semana de Moda e Sustentabilidade

0 593

A ética na produção de roupas e o novo caminho da moda integram a agenda de debates da Semana de Moda e Sustentabilidade promovida pela Agência Epohke, entre 19 e 23 de junho, em Porto Alegre. A conscientização do consumo e a necessidade de atitudes sustentáveis no mundo contemporâneo estruturam o evento. O encontro tem formato de palestras e visa a promoção do debate sobre o futuro do planeta e das relações humanas em tempos de saturação de bens de consumo e de relações voláteis. As palestras serão realizadas por convidadas especiais do cenário slowfashion local como Cacá Camargo, Stella Bittencourt, Andrea Marins, Natália Guasso e Tainá Gross.

card-moda-sus

Os cursos são voltados para diferentes áreas, com o intuito de esclarecer as novas formas de consumo e entender as relações entre as pessoas e a moda a partir da essência de relações sustentáveis. “Acreditamos que a sustentabilidade começa nas relações humanas, as trocas entre as pessoas e os valores que cultivamos de maneira interpessoal. Vestir uma roupa e consumir são atos de cidadania que devem ser levados em conta, visto que a indústria fashionista é a segunda mais poluente no mundo”, explicam as diretoras da Agência Epohke, Thaís Hagemann e Luiza Gil.

Os encontros acontecem das 19h  às 22h na Casa Epohke, Rua da República, 125, Cidade Baixa, em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/semana-de-moda-sustentabilidade-como-comunicacao__149567

Sobre as palestras e as mediadoras 

 19/06 – Stella Bittencourt – Sustentabilidade nas relações interpessoais

Trabalha com Estratégias de Vida (Life Strategist) que é o apoio necessário para as pessoas construírem a vida que desejam. Formada em Psicologia Clínica com especialização em Psicanálise abandonou a prática, que considera solitária, do consultório e migrou para dentro das empresas adquirindo formações variadas que contemplem processos grupais privilegiando o indivíduo. Apaixonada pelas questões humanos trabalha como facilitadora de processos de aprendizagem na UERGS, na Escola das Emoções, como professora convidada na UFRGS e na Rede Escola de Governo. Curiosa quanto a processos de comunicação é parceira da Harmony.Co e pesquisadora da CNV (Comunicação Não Violenta), dos processos colaborativos no E2 (Ecosistema Empreendor) e da Economia Solidária através da Reciclo e da Horta Alegre. Considera-se uma “sexalente” (uma sexagenária adolescente) que com toda a experiência que tem dos anos vividos canaliza seus incômodos para a construção de redes afetivas, eficazes e eficientes na construção de vínculos saudáveis e sustentáveis.

20/06 – Cacá Camargo – Design Activism e negócios de moda – Como se posicionar num cenário pós-consumista?

Graduada em Moda (UDESC), pós-graduada em Desenvolvimento de Produto (UPF) e mestre em Design (UNIRITTER). Atualmente cursa Doutorado em Design e atua como pesquisadora no Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS. Sua pesquisa é focada em design activism, design para sustentabilidade e inovação cultural e social no contexto da moda. É docente do curso de Bacharelado em Moda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É uma das idealizadoras do projeto social Desperta – Moda para Mudança e do projeto DesFAZ – Repensando Moda, vencedor do Lab de Inovação na Cadeia da Moda, iniciativa do Social Good Brasil com o Instituto C&A. É representante local do Movimento Fashion Revolution em Porto Alegre. Autora de artigos publicados sobre Moda sustentável e Metodologia projetual. Possui formação em “Sustainable Fashion” pela Central Saint Martins, University of the Arts London.

21/06 – Andreia Marin – O que é um negócio sustentável? – Como comunicar a sustentabilidade
Possui uma lista enorme de funções. É CEO e Co-Founder da Startup Mespper – Realidade Virtual, CEO da empresa Esfera Sustentável e Graduada em Publicidade pela PUCRS. Especialista em Social Media Marketing pela NorthWestern University
e em Gestão do Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Formação de Pessoal do Sistema das Nações Unidas – ILO/UNSSC. Autora e jurada de diversos prêmios, já recebeu o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre e de Embaixadora do Milênio Candle Campaign do Paquistão. Também é formada em Disaster Risk Management pelo e-Institute do Banco Mundial e em Climate Change and Negotiation pelo Sustainable Development Solution Network – SDSN.
22/06 – Natalia Guasso – Relações de consumo: qual o papel dos brechós na sociedade, atualmente?
É formada em Publicidade e Propaganda pela Famecos. Trabalhou em diversos ramos da comunicação e produção. Passou por lugares como Casa de Cinema, Vortex, Boca, Box 1824, Live Add, MM Conteúdo, 3YZ, entre outros. Um dia resolveu abrir as portas do seu armário e percebeu que tinha passado dos limites. Era preciso DESAPEGAR! Assim começa a sua trajetória na moda. Há 6 anos coordena o Brick de Desapegos, uma feira que fomenta o desapego e a moda sustentável.

23/06 – Tainá Gross – Como gerir uma marca sustentável? – O que é a SUEKA, propósito, valores, produção sustentável e upcycling

Graduada em Design de Moda e especialista em Branding & Business pela Univates é Mestre em Branding e Design de Moda pelo IADE Creative University de Portugal. Já atuou como stylist e produtora de moda no estúdio VOGA e atualmente presta assessoria de gestão de marcas para empresas de diferentes segmentos, além de ser sócia responsável pelas estratégias de branding e pelas redes sociais da marca SUEKA.

O quê: Semana de Moda e Sustentabilidade

Quando: 19 a 23 de junho

Horário: 19h

Onde: Casa Epohke – rua da República, 125, Cidade Baixa – Porto Alegre

Inscrições: https://www.sympla.com.br/semana-de-moda-sustentabilidade-como-comunicacao__149567

Valor: R$ 450,00 para pacote que inclui os cinco dias ou R$ 100,00 por palestra

 

 

Posts relacionados

0 405

0 760