Home Saúde Exames preventivos que toda mulher deve fazer

Exames preventivos que toda mulher deve fazer

0 373

As mulheres a partir dos 40 anos devem fazer um checkup clínico e ginecológico anualmente!

A maioria das mulheres tem a vantagem de serem acompanhadas desde cedo por um ginecologista, seja para o uso de métodos anticoncepcionais, para acompanhamento pré-natal ou para o tratamento de doenças típicas da mulher.

 

tsh-t3-t4_13572_l

 

Em uma consulta anual, o clínico deve examinar minuciosamente a paciente, aferir sua pressão arterial e solicitar exames complementar tais como hemograma completo, dosagem dos hormônios da tireóide, exame de urina e de fezes, exames de glicose e colesterol, exame oftalmológico, eletrocardiograma e exame dermatológico.

ginecologista, por sua vez, deve, após exame clínico completo, pedir uma ultrassonografia pélvica e/ou transvaginal, exame de Papanicolau (coleta de material do colo do útero para ser analisado quanto à presença de vírus, fungos, bactérias e células cancerígenas), colposcopia, solicitada quando há alguma alteração no Papanicolau, e também uma mamografia, que pode ser complementada pela realização de uma ultrassonografia das mamas, em caso de mamas densas.

como-e-feito-o-exame-preventivo-feminino-og

Além disso, é importante manter em dia a vacinação contra doenças vacináveis, como a vacina contra o HPV e contra as hepatites A e B. Com um bom acompanhamento geral, em muitos casos os fatores de risco para doenças podem ser eliminados ou terem sua influência minimizada.

Quais são os exames preventivos que a mulher deve fazer?

A triagem do câncer do colo do útero deve ser feita anualmente, por mulheres a partir de 21 anos ou a partir de um ano após o início da atividade sexual, pelo exame de Papanicolau, a partir de esfregaço do colo do útero, similarmente ao que se faz para testar para a presença do vírus HPV (papiloma vírus humano). Ambos os testes buscam alterações nas células anormais que podem indicar a necessidade de novos testes, como uma biópsia, por exemplo, que estabeleça precocemente um diagnóstico certeiro.

O exame para detecção do câncer colorretal deve ser feito por meio de uma colonoscopia, a partir dos 50 anos. A colonoscopia é a melhor ferramenta que se tem para detectar o câncer de cólon, pólipos pré-cancerosos ou outras lesões. O câncer de cólon é o terceiro câncer mais comum para as mulheres, só ultrapassado pelo câncer de mama e câncer de pulmão. Se a mulher tiver uma história familiar de câncer colorretal, a triagem deve ser feita mais cedo e com menor intervalo de tempo, o que deve ser orientado e acompanhado de preferência por um médico coloproctologista.

A triagem do câncer de mama deve ser feita pela mamografia, uma vez por ano, nas mulheres a partir dos 40 anos. Se a mulher tiver uma história familiar de câncer de mama ou de ovário, o médico pode recomendar mamografias mais precoces e mais frequentes. A mamografia é a ferramenta mais efetiva que se tem para detectar o câncer de mama. O autoexame é uma excelente ferramenta para a detecção precoce do câncer de mama e deve ser feito por todas as mulheres a partir dos 20 anos, 7 dias após o término da menstruação. Ele consiste em apalpar minuciosamente os próprios seios, denunciando novos nódulos ou endurecimentos que apareçam. O autoexame, no entanto, não deve substituir o exame clínico realizado por um profissional de saúde.

Fonte: www.abcmed.br

 

Posts relacionados