Home Comportamento Ajinomoto do Brasil revela como acontece o desenvolvimento de cosméticos

Ajinomoto do Brasil revela como acontece o desenvolvimento de cosméticos

0 461

Achei interessante essa matéria e resolvi dividir com vocês, espero que gostam.

A Ajinomoto, maior produtora de aminoácidos do mundo, detalha processos, desde a criação do conceito até os testes finais

Seja para seguir as tendências do mercado ou surpreender os consumidores com um produto inovador, o processo de criação de um cosmético pode ser longo. Além dos estudos preliminares de viabilidade e idealização, todas as novidades devem, obrigatoriamente, passar por testes rigorosos antes de chegar às prateleiras.

“O tempo de desenvolvimento de um cosmético varia para cada produto. Há cosméticos, como protetores solares e cremes antirrugas, que devem passar por testes que comprovem sua eficácia”, conta Juliana Leite, Gerente de Área Técnica em Desenvolvimento e Aplicações Cosméticas da Ajinomoto do Brasil. Além de produtos bastante conhecidos no varejo para a área alimentícia, a companhia conta também com a divisão AminoScience, que desenvolve ingredientes derivados de aminoácidos para a indústria cosmética, com um centro de aplicações dedicado ao desenvolvimento de formulações baseadas em aminoácidos e derivados que auxilia os fabricantes de cosméticos sugerindo formulações com novas tecnologias, texturas e sensoriais para o consumidor.

Os aminoácidos são substâncias fundamentais para a estruturação do corpo humano, sendo os principais componentes da nossa pele e cabelos e, cada vez mais, têm sido usados como aliados na manutenção e recuperação da beleza natural da pele e dos cabelos. Seguindo o conceito Aminobeauty™ (www.aminobeauty.com.br), que preconiza a nutrição e prevenção de danos para a pele e cabelos, as fórmulas desenvolvidas pela Ajinomoto do Brasil são ricas nestes componentes e destacam benefícios na saúde, beleza e bem-estar. 

prop-makeupDo papel ao produto final

A criação de uma formulação de um novo produto inicia quando uma marca identifica a oportunidade de mercado ou necessidade de reforçar uma linha já existente. Em ambos os casos, o primeiro passo é a criação do conceito do produto e o entendimento de como a novidade vai conversar com seu público-alvo. Um exemplo disso é a água micelar, cuja funcionalidade primária é demaquilante. Ela foi desenvolvida para fazer a remoção da maquiagem sem deixar a sensação oleosa na pele encontrada nos demaquilantes comuns. Esta é uma tendência em produtos cosméticos com o conceito minimalista, ou seja, uma fórmula com poucos ingredientes e que remete à limpeza da pele feita com um “cosmético mais puro” à base de água.

O processo segue com a elaboração de um briefing, que reúne os principais dados sobre o conceito do produto. Este material detalha todas as informações referentes ao cosmético idealizado:  forma e textura (loção, creme ou gel), tipo de embalagem, público-alvo e estudo de mercado. Também são definidos os investimentos a serem feitos e o cronograma até o lançamento oficial, de acordo com as necessidades do mercado. “Um protetor solar deve estar pronto antes do início do verão, por exemplo, enquanto um creme clareador deve estar finalizado em tempo para o início do inverno, quando há uma maior frequência de uso em função do clima”, completa Juliana.

A última fase compreende a realização de rigorosas avaliações para garantir a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos. Xampus, condicionadores, sabonetes e hidratantes não são considerados cosméticos complexos e, portanto, são classificados como grau 1 e por esta razão, não precisam ser submetidos a procedimentos que comprovem sua eficácia, pois sua função principal já está implícita na razão de ser do produto. No entanto, xampus infantis, anticaspa ou protetores solares devem passar por testes específicos e são considerados de grau 2 – por exemplo, um xampu infantil deve assegurar que não haja nenhum tipo de irritação aos bebês durante o banho e um protetor solar deve proteger a pele prevenindo as queimaduras solares durante um passeio na praia, que é determinada pelo FPS selecionado de acordo com a tonalidade da pele.

Todos os produtos cosméticos passam por testes de estabilidade e microbiológicos para assegurar sua qualidade durante todo o prazo de validade, evitando alterações na aparência e contaminação por microrganismos.

Posts relacionados

0 190

0 272